Da escravidão a marginalização

O movimento de escravização dos negros africanos ocorreu entre os séculos XVI e XIX. Foi o maior movimento migratório forçado de toda a história da humanidade. Cerca de 10 milhões de negros foram trazidos da África para as Américas para trabalhar.
Mesmo após a proibição do tráfico negreiro pelo Oceano Atlântico, feito pela Inglaterra, em 1850, os negros continuaram sendo humilhadas em seu próprio continente, pois os europeus, sem atentar para os padrões éticos, submeteram as nações africanas aos seus interesses e destruíram o seu modo de vida, julgando-os inferiores ao modelo de civilização europeu.
Atualmente os negros ainda sofrem. A África, devido a colonização sofrida no século XIX e que se encerrou, em algumas regiões, há 30 anos, é, sem dúvida, o continente mais pobre do globo e não recebe a devida atenção de instituições como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BID (Banco Internacional do Desenvolvimento).
Na América, os negros sofrem com o racismo, seja ele aparente (como nos EUA), seja latente (como no Brasil). Em nosso país, a discriminação racial é proibida por lei, no entanto, é pouco respeitada. Será que somente a criação de leis contra a discriminação racial é suficiente para a melhoria de vida dos negros em nosso país?

Publicado em 31 de maio de 2012, em Descobrimento. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário